Oito razões saudáveis para beber cerveja

Consumo regular e moderado pode ser bom para a saúde. Veja como

 

Por: Redacção / Allison Van Dusen/Forbes

 Anda à procura de uma boa desculpa para beber uma cerveja?
Não é preciso esperar por nenhuma data festiva. Na verdade, uma década de investigações no campo da saúde demonstra que o consumo regular e moderado de cerveja – um a dois copos de 35cl por dia para os homens e um para as mulheres – pode ser bom para a saúde, especialmente se estiver a debater-se com algumas das doenças mais comuns relacionadas com o envelhecimento.

Os peritos referem que quando se fala dos benefícios do álcool para a saúde as pessoas pensam imediatamente no vinho, principalmente devido ao paradoxo francês, uma nítida referência à reduzida taxa de doenças cardíacas em França apesar de existir uma alimentação rica em gorduras saturadas. A ideia é que pequenos goles diários de Merlot fazem a diferença.

Mas vários estudos estão a demonstrar que o consumo moderado de álcool, incluindo cerveja, pode ter semelhantes efeitos benéficos para o coração, incluindo a redução em 30 a 35% da probabilidade de ataques cardíacos nos homens quando comparados com os abstémios.

«O vinho ainda está em alta, mas a cerveja merece a mesma aclamação», afirma Charlie Bamforth, Director e Professor do Departamento de Ciências e Tecnologia Alimentar da University of California, Davis.

A curiosidade em torno dos efeitos benéficos da cerveja tem vindo a crescer durante os últimos oito a dez anos, juntamente com um aumento da popularidade das cervejas artesanais – geralmente definidas como produtos dos cervejeiros que produzem menos de 2 milhões de barris por ano, refere Nancy Tringali Piho, porta-voz da National Beer Wholesalers Association.

Ao contrário das cervejas produzidas em massa, as cervejas artesanais tendem a ser produzidas dando-se uma especial atenção ao sabor, aparência e aroma. O seu carácter apelativo atraiu um público do segmento alto do mercado que está curioso acerca da bebida e quer saber se os seus benefícios para a saúde são idênticos aos do vinho.

As notícias são boas, especialmente para os baby boomers, muitos dos quais estão a lidar com problemas de obesidade e elevada pressão arterial, um dos principais factores de risco para as doenças cardíacas e enfartes.

 

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: